sexta-feira, 26 de maio de 2017

DIA DAS MÃES

Enfermagem da Alegria

 10 Anos!


UM OCEANO DE AMOR 





Ser mãe é ser ternura.
Ser mãe é ser carinho.
Ser mãe é ter compreensão.
Ser mãe é ter responsabilidade.
Ser mãe é ser amizade.
Ser mãe é ter amor incondicional.

Ser mãe é passar noites em claro.
Ser mãe é ter o cabelo bagunçado.
Ser mãe é ser dedicação.
Ser mãe é ser doação.
Ser mãe é viver mais próximo de Deus.

 Olá irmãozinho (a), eu me chamo Chaveirinho e saúdo você com a paz de Deus.

Vim dividir contigo um oceano de amor, onde meus irmãos do Projeto Enfermagem da Alegria e eu, juntamente com as crianças do Hospital Infantil Maria Amélia e suas respectivas mamães mergulhamos neste domingo, dia 14 de maio de 2017. Neste dia, comemoramos o dia das mães, mamãe, mamis ou mainha. Enfim, o dia das “Rainhas”.


Ao mergulharmos nesse oceano de amor, vivemos momentos incríveis. Lá, tinha um trem, sabe?! O Trem da Alegria. Peço que viaje agora comigo nessa magia, você consegue imaginar um trem dentro de um oceano?

Sim?! Que legal!


Pois bem, nosso trenzinho carregava em seus vagões, passageiros ilustres. Lá estavam:

Peteleco (o magricelo), a Jujuba (meio maluca), a Belinha (uma ternurinha), a Miau (não há outra igual), a Pipoca (adora uma beijoca), o Olindinho (até que é engraçadinho). Também estavam nos vagões super-heróis como, O Homem de Ferro, O Incrível Huck, O Super Choque, A Bebê Maravilha, além da famosíssima atriz, Juliana Paes (em miniatura) e suas respectivas mamães.
Ah! E eu já ia esquecendo a pessoa mais “Alta” de todas. Eu! Chaveirinho! 




O passeio foi tão divertido, mais tão divertido, que quem estava de fora queria entrar, e quem estava dentro não queria mais sair.
Ao chegarmos à estação do parque animado, desembarcamos e fomos brincar no balanço, na roda giratória, e o mais legal de tudo foi sabe o quê?

Ouvir as lindas canções dedicadas às mamães!

Aaaaaah... Como foi lindo! Todos se emocionaram. A Jujuba e o Olindinho falaram tantas coisas lindas, que as mamães choraram emocionadas. E o amor tomou conta de todo oceano naquele momento.
 

Eu agradeci por fazer parte desse mundo fantástico, que é o Projeto Enfermagem da Alegria.




Por último, fizemos uma linda homenagem a nossa querida mamãe, o nome dela é Woneska, ela é tão linda, carinhosa, dedicada, briguenta. Assim... Briguenta só um pouquinho, quando a gente faz travessuras, mas nós a amamos de todo o nosso coração.




Espero que você também tenha sentido essa linda emoção, através das minhas singelas palavras.



Um grande abraço para você, e até semana que vem.


Relato postado pela voluntária: Stefânny Gêzianny
Revisado por: Leidiane A. Gomes
 Fotos autorizadas pelas mamães 

segunda-feira, 22 de maio de 2017

O BRILHO DO SORRISO


Enfermagem da Alegria

 10 Anos!



A visita, intervenção do dia 11 de maio 2017, composto por BILOCA, TAPIOCA, JOANINHA PIRUQUINHA E POR MIM (PAÇOCA), teve o intuito de levar alegria, e emoção para as crianças que estavam presentes. Realizamos brincadeiras como: Cantigas de roda, Morto e Vivo, Estátua, despertando também nas crianças a magia da imaginação.

"Nada é mais lindo, encorajador e sincero, do que o brilho do sorriso de uma criança."


Ao percebermos os sorrisos daquelas crianças, fizemos uma bela reflexão, que seus sorrisos não eram uma coisa forçada, não podiam ser vendidos, não tinham marca. PERCEBEMOS que era algo verdadeiro, que vinha do fundo dos seus coraçõezinhos.


Quando uma criança sorri, ela sorri porque algo a fez feliz naquele momento.

Tendo em vista que sim! Cumprimos com o nosso dever. Levamos momentos de alegria, não apenas para elas, mas também para seus FAMILIARES E ACOMPANHANTES. Que demonstravam um brilho reluzente no olhar, ao verem seu pequenino feliz, desfrutando de uma coisa que toda criança deve ter, o SORRISO ESPONTÂNEO E A ALEGRIA.




O sorriso de uma criança não é incongruente com o seu pensamento. Ela sorri porque acha que ela deva sorrir, quando encontra algo que a faz feliz.

E essa é nossa missão, levar esperança, amor e alegria para as crianças, e isso é uma ação recíproca.





"Ela é legal, mas prefiro Paçoca"



BEIJOS DO SEU AMIGO PAÇOCA!



Relato postado pelo voluntário: Guilherme Caetano
Revisado por: Leidiane A. Gomes
Fotos autorizadas pelas mamães

sábado, 13 de maio de 2017

GOSTINHO DE QUERO MAIS

Enfermagem da Alegria

 10 Anos!

Olá amados leitores, quem vos fala é a Belinha





Venho trazendo uma belezinha, belezona e bela experiência da utilização do lúdico através do falar, agir e olhar, que aumentam significativamente a qualidade de vida e estimulação de reversão de quadros patológicos. A interação de fantasias, brincar com situações imaginárias e inserir as crianças, suas mamães e papais em um conto de fadas, ajudam a lidar com as preocupações, angústias, medo, e tem um papel importante no desenvolvimento emocional. Os pensamentos mágicos de personagens ensinam que os sentimentos e situações tristes podem chegar a um final feliz, ajudando-os a entender melhor as suas emoções.

O breve relato de hoje traz para vocês a história: Reino Tão, Tão Distante!



Era uma vez, o trenzinho do Enfermagem da Alegria, com seus vagões, transportando a turminha da alteza real formada por: Belinha, Chaveirinho, Jujuba, Miau, Peteleco, Pipoca, Tapioca e Olindinho, para uma visita no dia 07 de maio de 2017, a um reino tão, tão distante, mas, não tão distante assim: Hospital Infantil Maria Amélia.








- Oi? Mas, Belinha, como não tão distante assim?!

- Belinha fala agora para vocês! É que a distância que se tem, é apenas a distância das canelinhas do trenzinho andar até lá. Logo que a estação principal chega, a distância que antes existia é transformada em caminhos de satisfação, agradecimento e amor no coração.

Ao chegar aos aposentos reais, onde repousavam as lindas crianças da realeza deste reino, aconteceu que muitos despertaram e quiseram passear de trem, já que ele estava passeando durante um lindo sol de domingo de manhã.





E assim aconteceu que o trem estava aumentando seus passageiros a cada estação (enfermarias), e seu destino era em direção a um parque, onde ocorreu um baile super agitado, que reuniu príncipes, princesas e suas mamães, as rainhas, que aproveitaram de camarote os seus pequenos protagonizarem nas danças da estátua, cabeça, ombro joelho e pé, casa do Sr. Zé e uma oração bem linda para recuperação dos pequenos.





Esse baile foi nomeado como: Gostinho de Quero Mais. Finalizando, o trem retornou com as famílias reais para seus aposentos e cada um daqueles príncipes, princesas e rainhas, voltaram para seus lugares reais, repletos de sorrisos, animação e motivação, transbordando muita alegria.








Tivemos uma linda surpresa, quando o trenzinho já estava de partida. Lá do alto da janela de um castelo, avistava-se um príncipe. Ele estava junto de seu papai e com sua simpatia e sorriso brilhante cativou toda a turminha.





E acompanhem só as lindas fotos das nossas “realezazinhas” presentes no baile de domingo:








Princesa Júlia






Príncipe Davidson








Este é um lindo poeminha que representa o quão somos pequeninos e grandões, de acordo como olhamos e somos olhados:



“Eu sou pequeno, me dizem, e eu fico muito zangado.


Tenho de olhar todo mundo


com o queixo levantado.


Mas, se formiga falasse


e me visse lá do chão, ia dizer, com certeza:


- Minha nossa, que grandão!”


Pontinho de vista- Pedro Bandeira.





Até logo, pessoal! Beijinho da Belinha para todos vocês❤





Relato postado pela voluntária Isabelly Rayane
Revisado por: Leidiane A. Gomes
Fotos autorizadas pelas mamães

AÇÕES DO EA

Enfermagem da Alegria

 10 Anos!



E aí pessoal, tudo bom com vocês?


 Aqui está um relatório das ações do Enfermagem da Alegria no ano de 2016. Venha conosco nessa jornada e se surpreenda!


No segundo semestre do ano de 2016 (Setembro á Dezembro) o grupo realizou um total de 17 visitas ao Hospital Infantil Maria Amélia, perfazendo uma média de 4 visitas por mês.



No ano de 2016 o número de pequeninos que receberam a intervenção do projeto chegou a 176 crianças, em média cerca de 40 crianças por visita.





O grupo enfermagem da Alegria realiza visitas a crianças de todas as faixas etárias, desde recém-nascidos (neonatos) á menores de 12 anos, internadas no Hospital Infantil Maria Amélia, localizado na cidade de Juazeiro do Norte.






Nossas crianças hospitalizadas, as quais receberam a visita do grupo Enfermagem da Alegria (EA), permaneceram, em média, cerca de 5 dias internadas na Unidade Hospitalar (campo de atuação do EA).





Por ser uma unidade de referência em saúde da criança no município de Juazeiro do Norte-CE, o Hospital Infantil Maria Amélia recebe crianças acometidas por diversos tipos de afecções. No segundo semestre do ano de 2016 o Enfermagem da Alegria se deparou com o número alarmante de 58 crianças com casos de pneumonia sendo esta a patologia de maior prevalência.


Como vocês observaram, mais de 100 crianças receberam o afago e o sorriso sincero e esperançoso do grupo Enfermagem da Alegria, no segundo semestre do ano de 2016. Brincando, cantando, contando as mais extraordinárias estórias, foi possível amenizar o sofrimento dos pequeninos, tocar o coração dos familiares para mergulharem na luz da esperança, assim como transformar de forma positiva o ambiente hospitalar.

Neste período recebemos a luz inocente das crianças, ao tempo em que fomos a lâmpada acesa em cada leito, para que jamais, nem diante da maior adversidade, a alegria, o amor e a esperança perecesse.

Continuem nos acompanhando e enviando vibrações positivas a cada família e criança enferma. Eles recebem seus pensamentos positivos, acreditem! O que auxilia, de forma fenomenal, na recuperação de cada criança.

Até o próximo conto e encato!



Profª. Woneska Rodrigues (Pimentinha).

terça-feira, 9 de maio de 2017

EXPLOSÃO DE AMOR

Enfermagem da Alegria

 10 Anos!



Oi amiguinhos, tudo bem com vocês? Sou a Joaninha. Sou meio nova por aqui sabe, mas vou logo avisando que pousei para ficar.

A história que venho hoje aqui contar para vocês, causa uma verdadeira explosão de amor, acredita? Pois bem, isso tudo aconteceu quando a nossa nave da alegria pousou nessa quinta feira, 04 de Maio, e juntos a meus amiguinhos Biloca, Piruquinha, Risadinha e Paçoca, levamos brincadeiras, dinâmicas, músicas, histórias e muito, mais muito amor para as nossas crianças.


Em meio a esse mundo do faz de conta, do pique esconde e de um reino encantado, onde vivem príncipes e princesas, levamos para cada um de nós uma lição de vida - e que na verdade gente - é um verdadeiro combustível de felicidade. E a cada abraço, risada e alegria das nossas criancinhas e das mamães, sentimos uma sensação, tão, mais tão gratificante, que ficamos contando as horas para que possamos voltar de novo.




É eu sei que o papo aqui está ótimo, mas tenho que bater voo. Um beijo no coração, amiguinhos. fiquem ligados que próxima semana tem mais histórias vindo por aí!     

AH, E ANTES QUE EU ESQUEÇA, AS FOTOS A SEGUIR SÃO MUITO FORTES E QUEBRAM TODOS OS FOFURÔMETROS! 



Relato postado pela voluntária: Regina Maria.
Revisado por: Leidiane A. Gomes.
 Fotos autorizadas pelas mães.

domingo, 7 de maio de 2017

O BRILHO DAS ESTRELAS

Enfermagem da Alegria

 10 Anos!


Certa vez alguém me mandou escolher entre o amor, o brilho das estrelas, o perfume das flores e o sorriso de uma criança. Logicamente eu escolhi o amor, pois sem ele jamais enxergaria o brilho das estrelas, não sentiria o perfume das flores, nem compreenderia o sorriso de uma criança.



O breve relato de hoje, além da alegria, é para falar sobre sentimentos, sobre amizades, sobre gestos, olhares e sobre sonhos. A turma formada por Peteleco, Pipoca, Tapioca, Chaveirinho, Belinha e Olindinho se emocionou com a visita do dia 30 de abril de 2017.



Logo na chegada, conhecemos um SUPER HERÓI chamado David, que com seu poder de eletricidade deu um choque de ânimo em todos no Hospital Infantil Maria Amélia, espalhou toda sua alegria, carinho e animação pelos corredores.




E, adivinhem só? Fizemos uma nova amiga cheia de talento: a Ana! Ana canta, dança, e desfila como ninguém! Uma verdadeira estrela! Ela nos contou sobre sua vida, falou que já se sente modelo e arrasa na sua casa ensinando todo mundo a desfilar – inclusive me ensinou, só não garanto ter aprendido HAHAHA - brincou com a gente e nos deixou super apaixonados por ela. Depois de fazermos novas amizades, cantarmos e brincarmos, seguimos no Trenzinho comandado pela Chaveirinho, abastecido com euforia, com muitos passageirinhos em direção ao parque, onde a diversão continuou.







Nos divertimos muito com essas crianças. Teve até concurso de dança, em que a nossa mini jurada, Ana, elegeu a Chaveirinho, nossa maquinista, como a vencedora. Ela também nos deu uma linda lição: o importante é participar, por isso todos fomos vencedores! Em cada gesto, em cada palavra, em cada passo de dança, em cada sorriso pudemos ver humaninhos felizes, cheios de vida e cheios de sonhos. Nosso coração segue a mil, gratos por podermos proporcionar momentos como esses para junto com os pequenos e suas mamães em um momento tão delicado. Toda a turminha do Enfermagem da Alegria torce para que vocês cresçam com saúde, vitalidade, muita alegria e amor!



Ps: Nunca vi uma pessoinha pra gostar tanto de bola como o Aylan! Ganhou até uma coroa. A coisa mais linda! Olhem só:




Beijo na ponta do nariz, do Peteleco!
Relato postado pelo voluntário: Darley Rodrigues
Revisado por: Leidiane A. Gomes
Fotos autorizadas pelas mães.

sábado, 6 de maio de 2017

A SIMPLICIDADE DO SORRISO

Enfermagem da Alegria

 10 Anos!


Quando nos deparamos com um simples sorriso de uma criança no ambiente hospitalar, sentimos um imenso prazer em poder transmitir o dom da vida, tentando amenizar ao máximo a ansiedade presente em cada um, incentivando as crianças a participarem de atividades, em que possam se distrair e despertar a sua imaginação para momentos felizes. Pontos estes que se tornam positivos em seu tratamento, além de alegrar muito a vida delas.
Através da atenção e carinho oferecidos a cada criança, sentimos ter tocado no coração de cada uma delas. Podemos notar isso durante uma das intervenções realizadas, quando a nossa turma ia seguindo o caminho dos corredores do hospital, e ali de repente, surge uma pequena, que continuou conosco e a cada passo dado, mostrava-nos o verdadeiro sentindo da vida. Na simplicidade do seu sorriso encantou a todos, e por um momento transformou sua dor em alegria que contagiou a todos naquele momento.

Beijos da Tapioca!
Relato postado pela voluntária: Amanda Karen
Revisado por: Leidiane A. Gomes
Fotos autorizadas pelas mães