segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

NOSSO NATAL

Enfermagem da Alegria- EA


Feliz Natal!

"Porque poesia também é sorriso, aconchego e carinho. Seja onde for". 



E aí pessoal? Tudo bom com vocês? Aqui quem vos fala é biscoito o bonito e cheiroso. Venho por meio deste, relatar o nosso natal. Espero que leiam até o final. Lá vai.

Num lindo dia de tarde ensolarada A MAGIA DO NATAL começava a percorrer os corredores do hospital Maria Amélia na cidade de juazeiro do norte - Ce. Uma agitação começava num corre corre e vai vem, pega isso, leva aquilo, vem aqui, biscoito é lindo (ops) isso não. Olhares atentos começavam a surgir até perceberem o que se tratava. Quando tudo estava preparado para a festa fomos chamar nossos convidados de honra: Ô de casa! Vai ter natal no pátio, vamos! Vêm que já vai começar. E aos poucos as crianças, familiares e profissionais estavam reunidos para juntos iniciarmos a bagunça, quer dizer, Festa!


Nossa querida Lilica iniciou falando sobre o verdadeiro sentido do natal, falou sobre o menino mais importante do mundo e aniversariante do mês (JESUS O SALVADOR), que momento ímpar! Todos atentos ouvindo aquela linda história, após seu relato eu e a pituka demos continuidade ao nosso momento de alegria! Todos lindos e maravilhos? Então vamos lá. Lilica, risadinha, jujubinha, sassá, bananinha, biscoito, pituka, pipoca, docinho, jáspion, fofoletee a pimentinha estavam animados para continuarem a festa. (Mas posso contar um segredo, xiiiu, baixinho, eles estavam doidos para comer era do bolo kkkkkk). 
Então Simbora. 
Tínhamos uma surpresa para todo mundo, sabe qual? Trouxemos o papai noel do pólo nordeste do sul do ceará montado pelo seu cavalo jubileu ( meu cavalo) e todos ficaram de boca aberta com tamanha beleza do senhor noel, um bom velhinho cheio de estilo e carisma.
Após a chegada triunfal e inesperada do seu noel começamos a distribuir presentes, foi um festa que só você vendo para crer. Muitas histórias, segredos contados, magia e principalmente, muito, mas muito Amor!


Não posso esquecer da delícia de bolo. UAU! Engordei tanto. Agora imagina só: se eu magro sou essa extrema gostosura, imagina gordinho. Vou nem imaginar que as palhacinhas piram no biscoito! Nossa festa foi um sucesso, tivemos muitas pessoas envolvidas para que tudo ocorresse e agradecemos pela oportunidade e carinho.


Um abraço grande, um beijo na bilóta dos zóio, que Deus lhe abençoe. A família E.A agradece sua visita, volte sempre. Beijão. Muito prazer, meu nome é biscoito, porque eu sou bonito e sou gostoso <3.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

ALEGRIA CONTAGIANTE

Enfermagem da Alegria - EA


 ALEGRIA CONTAGIANTE  

                                                                       Elas me causam orgulho e me enchem de esperança.
 Elas em sua simplicidade me ensinam como é fácil e gostoso viver em harmonia.
Nelas eu vejo uma centelha da vida que, imagino eu, Deus projetou para a humanidade.
Estes pequenos seres, ignorados na maioria das vezes, como se nada soubessem da vida, são o
espelho para os adultos se mirarem. São elas que no dia-a-dia, com sua maneira fácil, nos ensinam o que é e como deve ser a vida


E disse Deus à humanidade: Olhe, eu fiz você para que sempre possa abrir uns olhos novos e rir diante da morte ou se voltar a mim, alvoroçada de medo ou de esperança, e sentir-me Papai, Mamãe, Ternura. Eu fiz você criança para que brinque sempre com todo esse brinquedo do universo infinito. Sem quebrá-lo, porém, e sem se machucar, minha pequena.
Sempre brincando juntos os irmãos e as irmãs, iguais no jogo! Agora estamos em um novo milênio, para você brinca. 


Não vá crescer demais. Não vá querer soltar-se de minha mão, pequena! Não vá fazer da vida um banco, um mercado, um navio de guerra! Venha, me olhe bem no face a face: Não está vendo meus olhos em seus olhos? Cada dia amanheço neste breve horizonte de seus dias, pequena. Cada noite aconchego sua lua espantada. Sempre estou acolhendo seus tropeços, seus sonhos, seu amor, sua vida, que é minha pequena!Não existe coisa mais triste, que ver uma criança triste.
Doemos o nosso sorriso a elas, sejamos alegres. Mostremos a elas a criança que existe em nós. Elas são o nosso futuro precisam ser felizes para nos fazer felizes.


Beijos de Pipoca

terça-feira, 20 de outubro de 2015

CRIANÇAS

Enfermagem da Alegria- EA

CRIANÇAS

Entre a inocência da infância e a compostura da maturidade, há uma deliciosa criatura chamada criança.
Embora se apresentem em tamanho, pesos e cores sortidos, todas as crianças têm o mesmo credo: aproveitar cada minuto de todas as horas de todos os dias e protestar ruidosamente (pois o barulho é sua única arma) quando seu último minuto é decretado e os adultos os empacotam e os colocam na cama.
Crianças são encontradas em toda parte: em cima de, embaixo de, dentro de, subindo em, balançando-se no, correndo em volta de, pulando para…
As mães as adoram, irmãos e irmãs mais velhos as suportam, adultos as ignoram, o céu as protege.


Uma criança é a verdade com o rosto sujo, a beleza com um corte no dedo, a sabedoria com um chiclete no cabelo, a esperança do futuro com uma rã no bolso.
Quando você está ocupado, uma criança é uma conversa fiada, intrometida e amolante.
Quando você deseja que ela cause boa impressão, seu cérebro vira geleia ou ela se transforma numa criatura sádica e selvagem empenhada em destruir o mundo ao seu redor.
Uma criança é um ser híbrido: o apetite de um cavalo, a energia de uma bomba atômica de bolso, a curiosidade de um gato, os pulmões de um ditador, a imaginação de um Julio Verne, o retraimento de uma violeta, o entusiasmo de um bombeiro e quando se mete a fazer alguma coisa é como se tivesse cinco polegares em cada mão.
Gosta de sorvete, canivete, serrote, pedaços de pau, bichos grandes, dos pais, sábados, domingos e feriados e mangueiras de água.


Não é partidária do catecismo, escola, livros sem figuras, lições de música, colarinhos, barbeiros, agasalhos, adultos e “hora de dormir”.
Ninguém se levanta tão cedo, nem chega tão tarde para o jantar.
Ninguém se diverte tanto com árvores, cachorros e mosquitos.
Ninguém é capaz de colocar num só bolso: um canivete enferrujado, uma maçã comida pela metade, um metro e meio de barbante, um saco plástico, dois chicletes, três moedas, um estilingue e fragmentos de substância ignorada.

Uma criança é uma criatura mágica. Você pode mantê-la fora de seu escritório, mas não pode expulsá-la de seu coração. Pode pô-la fora da sala de visitas, mas não pode tirá-la de sua mente. Queira ou não, ela é seu captor, seu dono, seu patrão, um nanico, um saco de encrencas.
Mas, quando, à noite você chega em casa com suas esperanças e seus sonhos reduzidos a pedaços, ela possui a magia de soldá-los num segundo, pronunciando duas simples palavras: “alô papai, alô mamãe”…

 Beijos da Risadinha!



quinta-feira, 1 de outubro de 2015

O HOSPITAL DO AMOR

Enfermagem da Alegria- EA



"O Amor é contagioso,a palavra é como mel que adoça sua alma e você sempre quer mais,e também quer compartilhar essa doçura com seu próximo"
(Aimara Schindler)



O céu estava enfeitadinho de estrelas e uma lua quase cheia iluminava o pátio do Hospital da Criança.
E foi ali que o Movimento de brincadeiras na Boca da Noite estendeu o pano da vida, armou um colorido varal,e começou a brincadeira.
No Pano da Vida crianças e adultos,enfermeiros,funcionários do hospital e acompanhantes  – todos juntos – brincaram de roda, cantaram,dançaram e pularam.
Os pequeninos ali internados nem pareciam que estavam doentes,Soltaram-se mesmo. Esquecidos das espetadas das agulhas de injeção e do sabor amargo dos remedinhos, seus olhinhos brilhavam.A boca da noite do Hospital da Criança foi linda, alegre, emocionante e gratificante.




“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, 
que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, 
que nos levam sempre aos mesmos lugares. 
É o tempo da travessia: e se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, 
para sempre, à margem de nós mesmos.”



 Beijos da Sassá (Geniane Morais)

terça-feira, 29 de setembro de 2015

NOS OLHOS DE TODA CRIANÇA

Enfermagem da Alegria- EA





Nos olhos de toda a criança

              Nos olhos de toda a criança se esconde o segredo da felicidade. 


Vamos sonhar aventuras
voar nas alturas
da imaginação
O mundo é uma infinita fonte de descoberta e brincadeira, e seu sorriso fácil tudo descomplica e ilumina, em uma consciência onde ainda não existem definitivo.



Nos olhos de toda a criança não existe maldade, apenas vive a inocência que aos poucos a vida roubará com a promessa de que o mundo será dela, com a garantia de que o mundo conquistará se deixar de sorrir tão facilmente.


Criança é futuro, certeza de vida e alegria, mas criança é também o espelho de cada um de nós, do que fomos e no tempo se perdeu, contudo, por muito que possamos achar que tudo sabemos já, existe todo um mundo de sabedoria que devemos aprender com as nossas crianças, pois elas têm o que nós há muito perdemos – a pureza de pensamento! 


OZEIAS PIPOCA

domingo, 27 de setembro de 2015

A ARTE DO BEM CUIDAR

Enfermagem da Alegria- EA


Se você deseja uma árvore,plante a semente, regue-a com amor, cuide-a adubando e podando com zelo e veja-a florescer.
Vejo que o mundo está repleto de sementes, plantadas e nascidas, são as nossas crianças! E como é maravilhoso participar com o nosso cuidado para se sintam melhor, mais acolhidas, mais felizes.


Domingo representa nosso compromisso com a alegria! Significa ousar e vencer o desafio da conquista de vários sorrisos e até aqui temos tido sucesso, pois nossa missão é regada de desprendimento, entusiasmo e amor.


Essa é a nossa contribuição para um mundo mais humano, e que ao longo do caminho, possamos apreciar os bons frutos, de pessoas melhores, e mais felizes.



By Lilica#PorUmMundoMaisFeliz
Chesla Alencar ;) 

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

O CARRO MAIS BONITO DA CIDADE

Enfermagem da Alegria- EA


Era uma vez 5 amigos que dentre tantos atributos que tinham em comum, havia um que sobressaía, " a alegria", aquela que contagiava, aquela que já vinha escancarando a porta e sem pedir licença, aquela dos 3 "Is" inesperada, indescritível e inexplicável, aquela que depois de tantos "aquelas" continuava sendo ela, sem pedir nada em troca. Falar do Enfermagem da alegria é também mencionar os 3 "Is", é mágico. O inesperado acontece quando sorrimos para alguém sem ter a certeza de resposta ou de retorno, é sempre uma incógnita, principalmente quando trata-se de 5 seres de rosto pintados em um hospital infantil, até porquê estar no hospital para as crianças é necessário, porém o palhaço é opcional, logo ser palhaço é um desafio que desbravamos a cada quinta e domingo. Esses 5 amigos chamavam-se sassá, pipoca, biscoito, risadinha e docinho.


Eles entraram em um quarto e logo fizeram amizade com os pequenos, mas um menino lhes chamou atenção, porque estava todo arrumado e cheiroso (huuuum).Perguntaram seu nome e sua idade, e logo criaram um vínculo, ele se chamava "V" e tinha 5 anos. Todos estavam curiosos para saber para onde ele ia e então perguntaram e ele prontamente respondeu: "vou passear" (todos disseram: "que chique"), em suas mãos ele tinha 25 centavos e quando perguntado o valor ele respondeu que era 1 real. NOSSA! ELE ESTAVA MUITO RICO! O biscoito não aguentou tanta riqueza e pediu um lindo e grande carro colorido de presente, e como o "V" não era pobre disse que lhe daria o maior e mais bonito. Biscoito ficou super feliz com a resposta, porque não ia precisar de seu cavalo jubileu para voltar para casa, pois ia ganhar um carro de presente. Todos saíram do quarto rindo e felizes na certeza que aquele carro era sim o mais bonito da cidade.



Relato enviado pelo voluntário Állif: O Biscoito. (O de chapéu azul e gravata colorida)

VIEMOS CUIDAR DE VOCÊ

Enfermagem da Alegria- EA

Viemos cuidar de você
Te proteger, te fazer sorrir
Te entender, te ouvir
Vamos secar qualquer lágrima
Que ousar cair
Vamos desviar todo mal do seu pensamento
Vamos estar contigo a todo momento
Porque...

Queremos seu sorriso mais lindo, a sua gargalhada mais gostosa
Aqui estaremos sempre contigo, até a sua melhora
Enfermagem é a arte de cuidar incondicionalmente, 
é cuidar de alguém que você nunca viu na vida, 
mas mesmo assim, ajudar e fazer o melhor por ela.



By: Docinho!

domingo, 13 de setembro de 2015

ALEGRIA QUE INVADE O HOSPITAL

Enfermagem da Alegria- EA


A alegria invade o hospital quando corações na mais pura intenção e disposição iniciam o passeio pelos corredores com um pouco de tinta no rosto, cores nos jalecos, e um grande sorriso!!

Somos bem recebidos e com convite nos olhares para fazer um pouco de bagunça.
Ao chamarmos para o parquinho, não se ouve um não sequer.
Começa mais um dia de E.A.

E ao final da visita?? Saímos exaustos, pois, quem bem sabe, lembra que criança sempre tem energia, e mesmo tratando-se de ambiente hospitalar, precisamos usar toda nossa força, mas partimos não apenas dessa forma, porém felizes por poder propiciar acrescer uma possível melhora no atual quadro daqueles pequenos pacientes!



Beijinhos, Fofolete :)

terça-feira, 8 de setembro de 2015

A MAGIA

Enfermagem da Alegria- EA

Acordar cedo, abrir mão de horas importantes para os estudos e vida pessoal e mesmo assim sentir uma felicidade indescritível que o somente o sorriso de uma criança poderia explicar .

É a magia do enfermagem da alegria


 Bananinha e Jaspion *-*



Comprimidos aliviam a dor, mas só o amor alivia o sofrimento.
Enfermagem da alegria contribuindo ainda mais para sua saúde.



Nome: Jácion Pereira
Apelido: Jaspion 

domingo, 30 de agosto de 2015

MC DONALDS

Enfermagem da Alegria- EA


Quero compartilhar um pouco da minha felicidade com vocês, por que existe tanta dentro de mim que não posso guardar esse sentimento lindo. O Mc Donalds promove anualmente um Mc Dia Feliz, que é um projeto lindo onde uma parte do dinheiro arrecadado com lanche é destinado as instituições de combate ao câncer infantil, e como o Enfermagem da Alegria tem tudo haver com animação e felicidade, fomos convidados para realizar um movimento no Shopping junto com o Mc Donalds e é claro que não deixamos a desejar. Legal né? 

Confere ai algumas fotos


Viu como foi demais? Dançamos, cantamos, corremos, brincamos e principalmente espalhamos alegria pra aqueles que necessitam. Que orgulho eu tenho de fazer parte dessa família



Um beijo bem grande pra todos vocês! <3

sábado, 29 de agosto de 2015

CICLO

Enfermagem da Alegria- EA


Um ciclo de aprendizado e amor


Todas as quintas e domingos nós falamos o quão gratificante e amoroso é estar ao lado dos nossos pequenos, e é mesmo!
Mas precisamos mostrar também para todos as inúmeras coisas que aprendemos, e que isso tem grande importância para as crianças, ensinar o que elas sabem é uma forma de se adequação a sua situação. 
Saber ouvir e estar presente em momentos em que elas se encontram tão tristonhas é muito importante, elas precisam falar do dia em que ela foi apresentar o trabalho de geografia que ela passou uma semana inteira treinando para não "ficar feio", na frente de seus coleguinhas de turma, ou então o menino que aprendeu com a vaquejada que quando crescer quer ser veterinário e ter uma fazenda enorme pra cuidar de todos os seus animaizinhos, que são muitos, e ele vai comprar com apenas 100,00 R$. 
Para eles uma conversa sobre um pouco da sua vida também é de grande importância para sua saúde e sua melhora, é ter um objetivo para lutar e conseguir o que eles almejam. 
Quem sabe a menininha que apresentou seu primeiro trabalho de geografia não vai ser a oradora da turma na sua formatura da faculdade, ou aquele menino que adora vaquejadas vai ser um dos melhores médico veterinário.
Sonhar alto não é só pra quem tem uma vida estável, mas também é pra quem tem uma vida longa cheias de incertezas e que ainda não chegou no ensino médio. 



 Por Jujubinha /Géssyca 

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

O MUNDO DE UMA CRIANÇA

Enfermagem da Alegria- EA



O tamanho do mundo de uma criança

Um dia uma criança chegou diante de um pensador e perguntou-lhe: 
- Que tamanho tem o universo? 
Acariciando a cabeça da criança, ele olhou para o infinito e respondeu:
 - O universo tem o tamanho do seu mundo.


Perturbada, ela novamente indagou: 
- Que tamanho tem meu mundo?

O pensador respondeu:

- Tem o tamanho dos seus sonhos. Se seus sonhos são pequenos, sua visão será pequena, suas metas serão limitadas, seus alvos serão diminutos, sua estrada será estreita, sua capacidade de suportar as tormentas será frágil. Os sonhos regam a existência com sentido. Se seus sonhos são frágeis, sua comida não terá sabor, suas primaveras não terão flores, suas manhãs não terão orvalho, sua emoção não terá romances. 

           


A presença dos sonhos transforma os miseráveis em reis, faz dos idosos, jovens, e a ausência deles transforma milionários em mendigos, faz dos jovens idosos. 
Os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor da sua história, fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades. Sonhe! 


BJOS DA RISADINHA :*




quarta-feira, 26 de agosto de 2015

SER CRIANÇA

Enfermagem da Alegria- EA


Ser Criança

Ser criança é achar que
o mundo é feito de fantasias,
Ser criança é comer
Algodão doce e se lambuzar.
Ser criança é acreditar
Num mundo cor de rosa.
Cheio de pipocas
Ser criança é olhar
e não ver o perigo.
Ser criança é sorrir
e fazer sorrir.
Ser criança é chorar
sem saber porquê.
Ser criança é se esconder
para nos preocupar.
Ser criança é
pedir com os olhos.
Ser criança é derramar lágrima
para nos sensibilizar.
Ser criança é isso e muito mais.
É nos ensinar que a vida,
Apesar de difícil, pode tornar-se fácil
com um simples sorriso.
É nos ensinar que criança
só quer carinho e afeto.
É nos ensinar que,
para sermos felizes, basta apenas
olharmos para uma criança.



                                                                    
























Ozeias PIPOCA


quinta-feira, 20 de agosto de 2015

O CIRCO DO ENFERMAGEM DA ALEGRIA

Enfermagem da Alegria- EA


“Há sempre um pouco de circo no coração de toda criança. Há sempre um
pouco de criança no coração de todo adulto. Dentro de nós despertam ecos
as facécias do palhaço, o encanto da bailarina a cavalo, as proezas do
trapézio, o destemor do homem que enfrenta leões e tigres... O fascínio que
aureola nossas recordações, vem do resto de infância que – felizmente! –
ainda ficou em nós. E enquanto houver, ressoando alegre e contagiante, um
riso de criança, haverá sempre um grito entusiástico pronto a explodir: -
Viva o circo!” 


Eba, a nossa quinta feira chegou


Esse é só o começo, pois quando chegamos ao hospital, os vigias, os porteiros, as enfermeiras, as moças da limpeza, em fim, por onde passamos as pessoas abrem um sorriso só de nos ver... Não tem problema se você é tímido ou brincalhão, os sorrisos virão da mesma forma!
Ao adentrarmos  nos quartos mais surpresas: o silêncio e o eco do som da tv dão lugar a olhinhos brilhantes, gargalhadas, conversas e muita animação das crianças e seus papais!
Você pode perguntar, mas as crianças não estão doentes? Sim! mas acima de tudo estão cheias de vontade de brincar. Isso realmente é contagiante! A alegria e o ânimo dos pequenos, mesmo em situações mais difíceis, nos fazem esquecer de qualquer coisa e só brincar, brincar e brincar com elas.


A experiência de fazer alguém feliz, gera mais felicidade ainda!

Então desejo a você experimentar essa felicidade também.



BEIJÃO DA SASSÁ

domingo, 16 de agosto de 2015

COISAS DE GENTE PEQUENA

Enfermagem da Alegria- EA


Poderia ser só mais um domingo, mas para nós é dia de praticar o que podemos ser de melhor! É dia de reencontrar os amiguinhos e fazer o riso correr solto pelos corredores do hospital pediátrico.



 


A Enfermagem da Alegria nos dá a chance de estar mais perto dos pequenos pacientes de forma lúdica e interativa, sem esquecer que estamos cuidando. Promover momentos de alegria e distração colabora para a boa evolução do quadro clínico e torna o ambiente hospitalar mais agradável para crianças e acompanhantes, pois todos se envolvem e se entregam à brincadeira que pode começar numa música, no esconde-esconde, ou em qualquer circunstância que pudermos soltar a imaginação e o bom humor.



Há uma motivação que nos impulsiona: O sorriso das crianças! É o nosso combustível, o que nos torna capazes de ser mais que adultos ou estudantes, é o que nos reconduz à nossa infância, ao melhor que vivemos dela e esse também é um presente do nosso projeto, alimentar a criança que habita em nós.


Que nunca nos falte a alegria de estarmos juntos, a energia para acompanhar o pique dessa turminha de gente pequena, que com gestos de alegria, acolhimento e amor, faz do nosso domingo um dia mais, muito mais, feliz!


#PorUmMundoMaisFELIZ!! :) Lilica - Chesla Alencar